sábado, 2 de outubro de 2010

Pacotes de Açúcar e o dar Sangue...

Em 1958, é criada a primeira estrutura orgânica responsável pelo exercício da Medicina Transfusional, designada por Instituto Nacional de Sangue (INS),
Apesar deste primeiro esforço, não se alcançou uma clara definição da política estratégica e não se efectivou uma coordenação eficaz.
Nos anos 80, a falta de sangue, e a emergência de novas doenças transmissíveis, como a SIDA, fizeram sobressair as ineficiências existentes e, até certo ponto, a ausência de uma organização nacional clara e eficiente.
O IPS aparece como um organismo público, dotado de personalidade jurídica e autonomia técnica, administrativa e financeira, que integra a rede de serviços personalizados do Ministério da Saúde.
O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de Março, tem como objectivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.

Para dar Sangue, basta dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita e candidatar-se à dádiva. Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis. No local, irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar os muitos doentes que diariamente precisam de sangue!

1 comentário:

  1. Dar sangue é dar vida...
    Acho muito importante as empresas que fornecem o açucar para os cafés apelem a esse tipo de iniciativa.

    ResponderEliminar