terça-feira, 9 de março de 2010

Cafés Capuchinos

Os pacotes de açúcar têm histórias?
Claro que sim, infelizmente nem todos a têm, mas aqui vai mais uma...
Os cafés Capuchinos têm a sua origem em Espanha, tendo como tantas outras marcas de café um pézinho no nosso país.
Sei apenas que a origem desta marca de café, remonta ao inicio do século passado e que a sua sede se encontra em Villa Franca (Córdoba).
O meu primeiro pacotinho Capuchino, ainda não era coleccionador, arranjei-o em Portalegre.
Num passeio depois das aulas, fui ver um mercado de rua alentejano.
Nada difere do mercado dos beirões, tendas, roupas, música, barraquinhas de farturas, churros e mais tendas...
Foi com a fomeca que me dirigi a uma dessas barraquinhas, de lá saía o odor a fritos que logo se atira, sem pedir licença para cima de uma roupa lavadinha e perfumada.
Engraçado é que ainda não fazia colecção de pacotes de açúcar, mas tinha um fascinio por eles, tanto que achava graça a alguns e guardava-os numa caixinha de sapatos.
Mesmo em cima do balcão lá estava o cestinho dos pacotes, um implorava fervorosamente que não fosse rasgado e atirado para o chão como um qualquer papel.
Agarrei nele e trouxe-o comigo bem guardadinho num bolso enquanto que os outros tendo cumprido a sua missão de adoçar o café, se rasgavam em direcção ao chão.

Passados quase 5 anos, aqui está em todo o seu expledor numa colecção que conta com quase 300 exemplares dos cafés Capuchinos, sendo três embalados em Portugal, outros tantos embalados em Espanha e a circular em Portugal (sei da existência de mais dois que me faltam) e a sua grande maioria circulam em Espanha.

Ainda acrescento a esta história um outro pacotinho especial. Já me considerava coleccionador quando num dos passeios a Espanha, mais exactamente a Cáceres, entro num pequeno café e encontro está beleza de pacote "Bocata's".








Deixo aqui no entanto mais algumas imagens, embora não de todos:(
O primeiro é nacional, dos "Cafés Team".

1 comentário: