terça-feira, 2 de março de 2010

El Pato

Certo dia de muito calor, Verão no seu auge, aí vou em busca de algo mais.
Atravesso a fronteira de Espanha, passo a ponte, passo o rio, passo os pastos cheios de bovinos, ovinos e caprinos e a recta infinita leva-me à fantástica aldeola de Piedras Albas.

Com um único café, entramos para tomar a primeira bebida.
Em busca do pacote de açúcar, meu olhar fixe-se logo no chão e na máquina que melancolicamente deixava escorrer gota a gota o café, era uma máquina velha, provavelmente tão velha como o seu dono.

O próprio estabelecimento era muito pacato, com um canário que se deixava ouvir, um cão que dormitava por baixo da mesa, calendários de anos já passados pregados na parede e velhotes a beber o copinho de branco talvez já traçado.

Saímos em direcção a Alcântara, passando por esta magnifica ponte romana, onde também existem outros monumentos fantásticos e uma antiga Sé carregada de ninhos de Cegonha Branca. Espanha é extraordinária por isto, rara é a localidade onde não existam condições e infraestruturas para as aves habitarem.
Ao longo da estrada é comum ver nos postes, caixas ninho ou simplesmente postes cujo único objectivo é o ninho da Cegonha Branca e Preta.

A viagem continuava assim como as paragens nas pequenas localidades até que chegámos a Cáceres.

Cáceres, é uma provincia de Espanha com mais de 80 mil habitantes. Tem palácios e monumentos de admirável beleza, tendo sido considerada pela UNESCO património da Humanidade.
Situado estrategicamente na Plaza Mayor (imagem), ficam dois restaurantes bem conhecidos pelos coleccionadores de pacotinhos de açúcar, pelo menos o seu nome.

"El Pato" e "El Toro", e não muito longe, confinado a um beco muito estreito fica também "La Tahona"(deixo imagem do pacotinho).


Foi depois deste longo passeio, depois de percorrer várias ruelas com calçada romana e de disfrutar de toda aquela maravilha, o prazer ficou completo sentados na esplanada do "El Pato" bebendo, rindo e festejando a vida...

Aqui ficam alguns exemplares dos pacotes que ao longo dos anos fui obtendo do restaurante, frente e verso.

2 comentários:

  1. uma viagem intressante e um pacotinho intressante! excelente combinação =)

    ResponderEliminar
  2. Praticamente todas as viagens são interessantes, esta foi sem dúvida uma delas. Obrigado

    ResponderEliminar