quinta-feira, 25 de março de 2010

A minha teia...

Se os pacotinhos de açúcar contam histórias, também falam diversas linguas, ou linguagens.
Minha aventura pelo mundo deste tipo de coleccionismo fora de Portugal começou com Jose Cabrera, um espanhol de Sevilha, que hoje para além de um bom amigo é um dos meus fornecedores de pacotes oriundos de Espanha.
A primeira troca, é a chamada troca "cega", na medida em que enviei uns 100 e ele outros 100.
Lembro-me de ter recebido uns excelentes pacotes, principalmente para mim, que me tinha tornado coleccionador à tão pouco tempo.
Com a Espanha aqui tão perto e sendo este um país onde abundam, pois qualquer café, tasca, restaurante tem um pacote personalizado, não foi dificil começar a conhecer outros coleccionadores.
(Anna Canela, António Duran, António Mónico, Chorche Paniello, Brunet Reverter, Richarte Martinez, Jesus Centeno, Joan Buch, Juan Villa, Joseph Geli, Juan Guillén, Maria Cinta, Maria Roca, Montserrat Bonet, Xesus Suarez e Luis Salguero, Rosa Florido, etc...)
À medida que a colecção evoluia também me tornava mais selectivo, começei a ganhar preferência por determinados temas, como por exemplo: Meios de Transporte, Natal, Animais, Signos e Plantas ou pacotes individuais da Segafredo, Lavazza, Illy, Mocay, Macdonald's, hóteis, etc...
Se Espanha é fenomenal pela quantidade de pacotes que tem, Itália não ficará muito atrás.
Daí também com alguma facilidade ter chegado aos coleccionadores de Itália (Gaimari, Anna Molinari, Francesco Marzano, Mario Mori, Nicola Adestrini), e ter feito algumas trocas bastante satisfatórias.
Depois de conquistada Espanha e Itália, veio França (Anne Ducroqc, Blain, Mahieus Nicolas, Bastide). Na França os pacotes são bastante bonitos, têm temas super interessantes e diversificados, contudo este é um país onde predominam os cubos e sticks (tubos) de açúcar levando-me a fazer poucas trocas já que o interese por esse tipo de embalagem não é muito grande.
Como português, país dos descobrimentos, também eu não fiquei satisfeito com apenas três países, parti em busca de coleccionadores um pouco por todo o mundo e o mais fantástico disto tudo é que os fui descobrindo.
Encontrei coleccionadores nos Estados Unidos (Corky), Argentina (Daniela Rufolo), Hungria (Istvan), Letónia (Jelena), Macedónia (Natasha), Israel (Rose Mezebecker), Rep. Checa (Pavel), Polónia (Robert), Croácia (Sanja), Rússia (Olga ), Lituania (Vaida Lukoseviciene), Holanda (Liesbeth), Brasil, Colombia e outros que infelismente perdi o contacto.
Agora o mais fantástico ainda, país por mim conquistado este ano, há coleccionadores na Australia.
A troca está a ser analizada por ambas as partes, vamos lá ver...
Para quem há uns anos, se julgava o único a querer juntar estes papelinhos doces, actualmente fico super feliz quando descubro que não só em Portugal existem centenas deles, mas também existem centenas em Espanha, França, Itália e dezenas em tantos países que nunca, mas nunca suspeitaria de tal.
Hoje, deixo aqui a minha gratidão a todos os que ao longo do tempo fui conhecendo, alguns perdi o contacto, mas o pacote na minha colecção é significado da sua "passagem", outros continuam activos e a trocar sempre que possível.
A toda esta fantástica malta, um obrigado, pois nós somos o Mundo!!
To all these wonderful people, thank you, we are the World!!
Para todas esas personas, gracias, somos el Mundo!!
Os coleccionadores no mapa com quem já troquei:


































Aqui deixo imagens de alguns pacotinhos de açúcar da cadeia de food-fast Macdonald's que vieram dos países com quem fiz trocas

1 comentário:

  1. É fantástico ter o privilégio de conhecer tantos coleccionadores de culturas diferentes, só tornam a vida/colecção com mais valor, principalmente pelos bons sentimentos que devem deixa... força... é bom “abraçar” o Mundo de alguma forma e esta é das mais doces!….

    ResponderEliminar